quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Torne-se um leitor dinâmico!



Para você, o que é ler bem? Muitas pessoas acham que ler rápido é sinal de uma boaleitura, mas você realmente compreende tudo o que lê? Um leitor normal lê até 150 palavras por minuto e tem 60% de aproveitamento dessa leitura. Porém, com métodos chamados de leitura dinâmica, é possível ler até 800 palavras por minuto com um aproveitamento de 80%.



Quando aprendemos a ler do modo tradicional, dividimos as palavras em sílabas para facilitar a leitura, isso é chamado de vocalização das palavras. Exemplo: pe-te-ca. Desta maneira, as sílabas formam palavras que, por sua vez, formam as ideias. Porém, mesmo depois de aprender a ler, continuamos a vocalizar as palavras, mas em silêncio. Já na leitura dinâmica, o processo de leitura não ocorre sílaba por sílaba, mas sim pelo bloco de palavras que forma uma ideia.
Tente ler:
- Ho je   eu   es tu da rei   bas tan te   pa ra   ser   a pro va do   no   con cur so.
Nesta primeira frase, a leitura é mais lenta e seu entendimento, muito confuso: leitura vocalizada.
- Durante a prova / muitos candidatos desistiram / porque a prova / estava muito difícil.
Na segunda, a leitura é mais rápida e a captação da ideia do texto é melhor absorvida: leitura por bloco de palavras.
O objetivo da leitura dinâmica é captar as ideias do texto e não simplesmente ficar com a atenção presa na identificação das sílabas para formação das palavras e finalmente identificar essas ideias. Veja dicas de como se tornar um leitor dinâmico:
- Ambiente: você deve escolher um lugar tranquilo que seja bem iluminado, confortável e que não haja a possibilidade de interrupções. Pois qualquer ruído externo, como: televisão, rádio e conversas podem tirar a sua atenção.
- Não leia em voz alta: o cérebro compreende mais rápido as palavras do que você consegue pronunciá-las. Portanto, não perca tempo lendo em voz alta, isso não ajuda você a compreender o texto melhor.
- Quantas palavras você lê por minuto? Para descobrir isso, primeiro conte o número médio de palavras de uma página: conte quantas palavras tem em uma linha, quantas linhas tem em uma folha e multiplique. Depois, conte quantos minutos você levou para ler uma folha. Agora, faça o cálculo:
tempo de leitura: 47s (47÷60= 0,78min)
palavras por folha: 250 >> 250 ÷ 0,78= 320pl/min
Nesta conta que usamos como exemplo, você lê 320pl/min (palavra por minuto). Para saber em quanto tempo você irá ler determinado livro, basta saber quantas palavras em média tem uma folha, depois quantas folhas tem o livro. Se em um minuto você lê 320 palavras, um livro que tem 250 folhas, você irá ler em 4h10min:
palavras por folha: 250 | folhas: 320 | pl/min: 320
320 folhas x 250 palavras/folha = 80.000 palavras ÷ 320= 250min ou 4h10min

Dr. Brittodr.britto@yahoo.com.br@drbritto


Créditos: Blog Mais estudo



Criado pela Mais Estudo para ajudá-los a se dar bem no vestibular e na escolha da profissão. E não para por aí, dicas de bolsas de estudo de até 70% na Mais Estudo em mais de 60 faculdades e escolas parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Valid Atom 1.0]