sábado, 13 de outubro de 2012

Coluna: Anacrônico - Resenha A Fantástica Literatura Queer

Olá a todos! Muito prazer, meu nome é Ariane eu estarei postando no blog com minha nova coluna, “Anacrônico”. Cada post será uma surpresa; poderá ser uma resenha, um review de algum filme ou álbum ou um conto ou crônica.
Para começar, escolhi para resenhar um livro de contos que terminei recentemente e que me agradou até mais do que eu imaginei, já que eu nunca fui muito de ler antologias.

“A Fantástica Literatura Queer” é, na verdade, uma série de livros com diversos contos destacando o tema diversidade.Até o momento, existem três livros publicados: o vermelho, o laranja e o amarelo. Outros três deverão chegar futuramente, e então a coleção estará completa. Notou a intenção aí? Completa, a série formará as seis cores visíveis do arco-íris!
A resenha aqui será do primeiro volume, o vermelho. Mas vamos começar pelo começo: a capa. Simples e chamativa, com continuação nas orelhas, merece ser citada, considerando seu impacto inicial. Todos os volumes têm a arte da capa igual, só com as cores diferentes.
Mas o conteúdo também não decepciona. As histórias vão de ficção científica clássica, à espíritos, à demônios e anjos. Há um pouco para todos os gostos. Cada autor tem seu modo de escrita, mas todos geralmente claros e fáceis de entender. Também na trama de cada conto há uma variação notável; apesar de todos se focarem na diversidade sexual e na fantasia, existe uma diferença gritante entre um e outro. E isso é o que torna interessante a experiência de leitura: logo depois de se aventurar em um mundo completamente novo e distinto, você se vê de volta à Terra com um grupo de jovens comuns tentando fazer contato extraterrestre.
Além do pulo de norte para sul, algo que me chamou muito a atenção foi a organização do livro. A disposição das histórias está perfeitamente intercalada entre grande e pequeno. Dessa forma, você acaba devorando o livro sem perceber; termina um comprido, parte para o curto rapidamente, e então pensa que não faria mal ler mais um...
Listarei os nomes dos contos e farei um breve resumo de cada um.

Morgana Memphis Contra A Irmandade Gravibranâmica (por Alliah): Focando no drama de um grupo de transalienígenas em perigo em uma sociedade futurística — o que cria uma bela e óbvia metáfora para a intolerância da nossa própria época —, nós acompanhamos Morgana e sua amiga e amante Amadhy em sua luta por justiça pelos esquecidos e maltratados seres quando estes começam a desaparecer misteriosamente.

É Foda Existir (por Camila Fernandes): Com uma narrativa introspectiva em primeira pessoa, nós nos envolvemos com a dor e o amor de duas garotas, mulheres, seres humanos, caminhando no peito de uma delas ao tentar entender onde tudo deu errado.

Eu Tenho Um Disco Voador na Garagem (por Cesar Sinicio Marques): Thiago é um garoto fascinado por tudo relacionado ao desconhecido mundo do extraterrestre, e com ajuda de seus amigos Margarete e Fernando, ele monta um clube de pesquisas para tentar levar seus sonhos adiante. Assim chegam à Eduardo, um jovem nerd que poderia ser de grande ajuda. Mas entre as pesquisas e descobertas, algo tão estranho quanto discos voadores pode pairar entre Thiago e Eduardo.

Alternativa A (por Rogério Paulo Vieira): Silvana, capitã de uma missão em uma viagem interplanetária, se vê em um dilema quando algo dá errado no plano e ela tem a obrigação de fazer uma escolha de vida ou morte entre os membros de sua equipe.

Distúrbia (por Monica Malheiros): Atraído pela proposta de um sedutor jogador de pôquer, Alexis aceita inconsequentemente entregar sua alma nas mãos de quem ele achou ser nada mais do que um homem bêbado no cassino. A partir daí, ele se vê envolvido em um mundo tenebroso e assustador, ficando cada vez mais desesperado pelo medo daquele inferno mas, ao mesmo tempo, mais profundamente ligado ao demônio que o levara até ali. Com cenas extremamente eróticas e definitivamente macabras, pude proclamar esse como meu conto favorito, pessoalmente.

Eros (por Laura Valença Guerra): Martim, atormentado internamente por não entender a si mesmo e a maneira como o mundo o trata por ser quem é, recebe a visita de Eros, um anjo que veio explicar-lhe o que é amor.

Sal e Fogo (por Cristina Lasaitis): Pela visão de Jael, uma menina em meio a conflitos de vários aspectos, somos apresentados à Sodoma, uma cidade de cultos e depravações que sua família, estrangeira, não aceita de forma alguma. Jael idolatra e ama sua irmã Zahara, que sempre conseguiu viver como uma mulher de Sodoma e venerar sua deusa Diandra independente das vontades do pai. Juntando-se a ela, Jael narra, com pesar e dor em cada palavra, o destino que a rebeldia das duas traz à cidade e à família.

Novamente digo, há um pouco de tudo. Pretendo adquirir logo os outros dois volumes lançados e, se tiver sorte, tentar entrar para um dos futuros quando as inscrições forem abertas. É uma coletânea que recomendo e que, além de ter qualidade por si só, pode acabar se tornando a cor que sua estante estava precisando.

Beijos de Sangue,
A. F. Nascimento.
Colunista – Anacrônico.

6 comentários:

  1. Gostei! Deve ser ótimo! Também quero ler. :)
    Beijo.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Obrigada por comentar. :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Amei o post.

    Gostei da dica, ainda não conhecia.

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. :) Obrigada por comentar!
      Beijos.

      Excluir
  3. Adoro Contos...Acho a medida certa pra você ter a história, sem enjoar...Esse livro parece ser bem legal, sua resenha me deixou muito motivada a ler.

    Thais Vianna
    @dathais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que contos são um ótima opção de leitura.
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha! Obrigada por comentar.
      Beijos.

      Excluir

[Valid Atom 1.0]