quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Resenha: A culpa é das estrelas

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 286


"Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter, e, por Deus, queria mais números para o Augustus Waters do que os que ele teve. Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso."


O livro é narrado por Hazel Grace, uma garota prestes a fazer seus 34 meios anos de idade que tem câncer na tireoide e nos pulmões. Hazel é uma personagem bem diferente comparado a todas que eu já vi, ela é irônica, sarcástica (até demais, quando refere-se a ela mesma) e engraçada (mas não tanto igual Augustus).
Sua vida era monótoma antes de conhecer Augustus no Grupo de Apoio a Adolescentes com Câncer. Augustus era tudo que Hazel precisava para voltar a ter vontade de fazer as coisas, porém, no começo ela tem muito receio de se aproximar muito, ela se compara como uma granada, prestes a explodir, e não queria atingir mais pessoas.


“-Já contei minha história para você. Fui diagnosticada quando…
- Não, não a história do seu câncer. A sua história. Seus interesses, passatempos, paixões, fetiches etc.
- Hummm – murmurei.
- Não vá me dizer que você é uma daquelas pessoas que encarnam a doença. Conheço tanta gente assim… Dá até pena. Tipo o câncer é um negócio em franco crescimento, certo? O negócio de tomar-as-pessoas-de-assalto. Mas é claro que você não deixou que ele saísse vencedor assim tão cedo.”

Hazel tinha um grande sonho (saber o desfecho do livro Uma Aflição Imperial de Peter Van Houten), com isso, ela e Augustus se aproximam ainda mais, se aventuram indo para Holanda cheios de perguntas para Peter Van Houten. Ao conhece-lo se decepciona, Van Houten era um bêbado fracassado, que não tem as respostas das perguntas de Hazel Grace.

Não existe uma definição melhor que a do Markus Zusak - autor de A menina que roubava livros = "Você vai rir, vai chorar, e ainda vai quer mais".
O livro é inspirador, história realmente marcante, nos faz entender que nada é para sempre, apenas que alguns infinitos são maiores que outros.



24 comentários:

  1. Amei a resenha! Me convenceu a ler o livro logo já que ele está esperando há séculos na estante! Deve ser lindo! :)

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Cada vez mais eu me apaixono peo livro. Ainda não o li mais quero muito, muito mesmo ler ele.
    Só tenho visto resenhas maravilhosa sobre ele.
    Bjso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Espero que tenha logo a oportunidade de ler :)

      Beijos

      Excluir
  3. Já estava louca para ler esse livro, mas agora... haha adorei resenha, preciso ler logo esse livro hahaha

    ResponderExcluir
  4. Muito boa resenha, o que antes passava despercebido por mim nas estantes de livrarias, agora tornou-se uma meta de leitura, despertou meu interesse!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Fico feliz de ter despertado seu interesse, espero que goste quando ler :)

      Beijos

      Excluir
  5. Estou louca para ler o livro!!! Porque vocês não fazem uma promo com A Culpa é das Estrelas?! ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs ótima ideia, quem sabe já não seja a próxima?? pensaremos :) rs
      Beijos

      Excluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro. Muita mesmo !

    ResponderExcluir
  7. Nossa,eu já estava louca para ler esse livros,depois dessa sua resenha então,estou me controlando pois estou com uma lista enorme de livros para ler rsrs. Me arrepie toda com essa história do infinito,super ansiosa para ler *-*

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha! Agora quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  9. Oieee

    Nem posso ver esse livro que já começo a chorar..sério, um dos livros mais tristes que eu já li... Depois que terminei de lê-lo fiquei dias sem ler nenhum livro ( ressaca literária ) e fico imaginando se vão "criar" o filme desse livro..Se isso acontecer aí que eu choro mesmo...rsrsrs

    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a resenha, agora deu vontade de ler o livro, rs

    ResponderExcluir
  11. Não gosto de ler resenha sobre esse livro,pois me faz lembrar da promoção que perdi no submarino,10.00 :(!

    Estou louca por esse livro,espero que papai noel me traga de presente!

    E flor,primeira vez que passo pelo blog e adorei!
    Te convido a ir visitar o meu depois,e está rolando uma promoção de natal bem especial ^^!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha ,há tempos estou ansiosa para ler este livro

    ResponderExcluir
  13. Quero MUITO ler esse livro, perdi uma promoção dele e agora estou esperando outra,tomara que venha logo quero ler alguma coisa do green

    ResponderExcluir
  14. Muito bom,já li esse livro e passei semana refletindo em relação a minha vida o que me fez ver que eu deveria para de me preocupar com algumas coisas e viver um dia de cada vez,amei o livro (:

    ResponderExcluir
  15. QUE LIVRO EMOCIONANTE!

    Eu li com lágrimas nos olhos, e não imaginava que ele era tão bom assim.

    Um livro que tem história para contar, e que é garantia de uma ótima leitura ;-)

    ResponderExcluir
  16. Já percebi que esta estória vai me emocionar muito. Ganhei o livro em um sorteio num blog e vou ler, pelas resenhas positivas acredito que vou gostar.

    ResponderExcluir
  17. Estou doida pra ler esse livro, já li varias resenhas positivas e outras falando que não foi "tudo aquilo que era esperado", mas mesmo assim, quero muito ler. Adorei a sua resenha. Bjs, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  18. Esse livro está na minha wishlist há um bom tempo! A sinopse dele e deixou curiosa e todas as resenhas que li dele são positivas e que me deixaram com mais vontade ainda de lê-lo. Adorei o que você disse "nada é para sempre, apenas alguns infinitos são maiores que outros". Essa frase é sua ou está no livro?

    Beijos!
    Diário de Florence
    http://florencesdiary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Esse livro parece ser muito bom. Adoro livros que me surpreendem como esse que ela se decepciona com o Peter Van Houten (algo que não esperávamos). E pelo motivo de ela ter câncer, assim como muitos outros, parece ser um livro para refletir e dar mais valor a vida saudável que temos. Vou ler!

    ResponderExcluir

[Valid Atom 1.0]